Desenvolvimento Moral

Piaget

No aspecto moral, segundo Piaget, a criança passa por uma fase pré-moral, caracterizada pela anomia, coincidindo com o "egocentrismo" infantil e que vai até aproximadamente 4 ou 5 anos. Gradualmente, a criança vai entrando na fase da moral heterónoma e caminha gradualmente para a fase autónoma.

Na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebé, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas. Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras.

Na moralidade heretónoma, os deveres são vistos como externos, impostos coercitivamente e não como obrigações elaboradas pela consciência. O Bem é visto como o cumprimento da ordem, o certo é a observância da regra que não pode ser transgredida nem relativizada por interpretações flexíveis.

Na moralidade autónoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsável, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos actos é proporcional à intenção e não apenas pelas consequências do acto.

As actividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo e afectividade, preservam do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para a autonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende a perpetuar a heteronomia.

 

Kohlberg

Teoria dos Seis Estágios

1º Nível - Pré-Convencional

Estádio 1 - Moralidade Heterónoma - Este estádio adopta um ponto de vista egocêntrico. Uma pessoa neste estádio não considera os interesses dos outros ou reconhece que diferem dos interesses do actor, nem relaciona dois pontos de vista. As acções são julgadas antes em termos das consequências físicas do que em termos dos interesses psicológicos dos outros. A perspectiva da autoridade é confundida com a própria.

      Estádio 2 - Individualismo, propósito e troca instrumental - Este estádio adopta uma perspectiva individualista concreta. Uma pessoa neste estádio separa os interesses e pontos de vista próprios dos interesses e pontos de vista de autoridades e outros. Ele ou ela está cônscio de que todos têm interesses individuais a perseguir e que estes estão em conflito, de tal modo que o direito é relativo (no sentido individualista concreto). A pessoa integra ou relaciona uns com os outros os interesses individuais problemáticos através da troca instrumental de serviços, através da necessidade instrumental do outro ou da boa vontade do outro, ou pela equidade, dando a cada pessoa a mesma quantidade.

2º Nível - Convencional (adolescência)

Estádio 3 - Expectativas e relações interpessoais mútuas e conformidade interpessoal - Este estádio adopta a perspectiva do indivíduo em relação com outros indivíduos. Uma pessoa neste estádio está cônscia de sentimentos, acordos e expectativas compartidos, que adquirem primazia sobre interesses individuais. A pessoa relaciona pontos de vista através da “Regra de Ouro concreta", pondo-se na pele da outra pessoa. Ele ou ela não considera a perspectiva generalizada do "sistema".

     Estádio 4 - Sistema social e consciência - Este estádio diferencia o ponto de vista societário do acordo ou motivos interpessoais. Uma pessoa neste estádio adopta o ponto de visa do sistema, que define papéis e regras. Ele ou ela considera as relações individuais em termos do lugar no sistema.

3º Nível - Pós-Convencional

Estádio 5 - Contrato social - Este estádio adopta a perspectiva do prioritário-em-face-da-sociedade – a perspectiva de um indivíduo racional cônscio de valores e direitos prioritários em face dos laços e contratos sociais. A pessoa integra perspectivas pelos mecanismos formais do acordo, do contrato, da imparcialidade objectiva e do devido processo. Ele ou ela considera o ponto de vista moral e o ponto de vista legal, reconhece que estão em conflito e acha difícil integrá-los.

Estádio 6 - Princípios éticos universais - Este estádio adopta a perspectiva de um ponto de vista moral de onde derivam os ajustes sociais ou onde se baseiam. A perspectiva é a de qualquer indivíduo racional que reconhece a natureza da moralidade ou a premissa moral básica do respeito por outras pessoas como fins, não meios.