Glossário
1. CATARSE - Com Aristótles, preconizava que o homem deveria se conhecer a si mesmo. Na psicanálise, significa "purificação", "evacuação" ou "purgação"., “limpeza interior”, “Paz de Espírito”.
2. LIBIDO - "desejo" ou "anseio". É caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida, segundo Freud.
3. SUPEREGO - Representa a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É o censor à repressão sexual. Manifesta-se sob forma da moral, como um conjunto de normas e deveres. Que tornam a pessoa boa e virtuosa.
4. HIPNOSE – Estado de dormência em que o individuo revela seu passado. As pessoas hipnotizadas costumam relatar alterações de consciência obedecendo e realizando os atos mais variados e extremos ao comando do psicanalista.
5. EUTANÁSIA - (do grego, ευ "bom", tánatos= "morte") é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.
6. EUGENIA - Eugenia é um termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido". Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. Em outras palavras, melhoramento genético. Eugenia nazista, que veio a ser parte fundamental da ideologia de pureza racial, a qual culminou no Holocausto.
7. NEUROSE – Transtorno mental. Todas as pessoas têm alguns sintomas neuróticos, freqüentemente manifestados nos mecanismos de defesa do ego que as ajudam a lidar com a ansiedade. Mecanismos de defesa que resultam em dificuldades para viver são chamados "neuroses" e são tratados pela psicanálise, psicoterapia/aconselhamento, ou outras técnicas.
8. DNA – O código genético. O ácido desoxirribonucleico (ADN,ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid ), é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. É a chave genética da vida.
9. EROS – Eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.
10. ALTRUÍSMO – É sinônimo de solidariedade, a palavra "altruísmo" foi criada em 1830 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros.