Introdução à Psicologia
A psicologia (do grego psykhé = "alma", e logos = palavra", "razão" ou "estudo") é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada).
O objecto de estudo da psicologia é o comportamento humano. São as personalidades inadaptáveis com comportamentos diferentes da normalidade chamados de psicopatologias. O psicólogo estuda os comportamentos, previne e modifica o comportamento visando inserir a pessoa na normalidade do convívio social.
A psicologia é uma ciência recente. Não possui mais do que um século de estudo. É considerada tanto das áreas sociais, ou humanas, como da área biomédica (por exemplo, a neuropsicologia).
Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à Comunicação Interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de todos os outros processos psíquicos e comportamentais não citados.