Método da Observação

Os diferentes ramos da psicologia resultam de diferentes modos de abordagem do comportamento humano.

Desde a Introspecção ao método clínico, o estudo da psicologia passa pela observação dos fenómenos psíquicos. A realização da observação isolada do método experimental sucede por, em determinadas ocasiões e por motivos práticos ou deontológicos, não ser possível o recurso ao método experimental.

Contudo é sempre possível estabelecer hipóteses e recorrer a técnicas de observação que permitam a verificação das hipóteses sem passar pela experimentação.

As condições em que essa observação é produzida levam a identificar diferentes formas:

  • Laboratorial: Produzida em condições controladas
  • Naturalista: Elaborada no meio natural em que se desnrola a situação.
  • Invocada: Realizada a partir de situações ocasionais e em que as condições não são controladas nem previstas.

A Observação Laboratorial é utilizada ao nível do método experimental. A realização da experiência em condições controladas, num laboratório, leva a que a situação observada seja uma situação artificial.

Esta observação implica uma sistematização prévia, em que se define o que se pretende observar, com a construção de grelhas de registo. Para alé, da observação directa temos ainda outros instrumentos de observação como as entrevistas, questionários e testes.

Em todo o caso, o sujeito observador tem consciência dessa observação o que pode condicionar o seu comportamento. Numa tentativa de eliminar esse condicionamento o observador recorre a meios técnicos )espelhos de uma via, câmaras de video) para poder observar sem ser notado.

A vantagem deste tipo de observação é o seu rigor pois permite a presença de observadores independentes que anotam todo o tipo de comportamento de uma forma descritiva para posterior análise.

A desvatagem é que ao ser produzida em condições experimentais fica limitada.

A Observação Naturalista (ou ecológica) é defendida pelo método clínico, fundamentando-se na necessidade de observar as condições reais de uma situação. Ao observador eram colocadas duas alternativas:

  • Dissimulado, de modo a não ser notada a sua presença, permanecia exterior à situação. Para tal era necessária a colocação de meios técnicos no local da observação, facto que não sendo de realização imediata poderia igualmente alterar a situação.
  • Paticipava na situação sem o estatuto de observador, sendo este o único modo em que não necessitamos de controlar as condições da experiência. É a estratégia utilizada por Piaget no estudo de crianças, mas em que a observação por estar ligada à interpretação.

Esta técnica de observação tem um grau de objectividade menor, especialmente a última estratégia, permite pelo contrário o estudo nas condições reais de uma situação sendo assim extremamente prática.