Método da Observação
Os diferentes ramos da psicologia resultam de diferentes modos de abordagem do comportamento humano.
Desde a Introspecção ao método clínico, o estudo da psicologia passa pela observação dos fenómenos psíquicos. A realização da observação isolada do método experimental sucede por, em determinadas ocasiões e por motivos práticos ou deontológicos, não ser possível o recurso ao método experimental.
Contudo é sempre possível estabelecer hipóteses e recorrer a técnicas de observação que permitam a verificação das hipóteses sem passar pela experimentação.
As condições em que essa observação é produzida levam a identificar diferentes formas:
- Laboratorial: Produzida em condições controladas
- Naturalista: Elaborada no meio natural em que se desnrola a situação.
- Invocada: Realizada a partir de situações ocasionais e em que as condições não são controladas nem previstas.
A Observação Laboratorial é utilizada ao nível do método experimental. A realização da experiência em condições controladas, num laboratório, leva a que a situação observada seja uma situação artificial.
Esta observação implica uma sistematização prévia, em que se define o que se pretende observar, com a construção de grelhas de registo. Para alé, da observação directa temos ainda outros instrumentos de observação como as entrevistas, questionários e testes.
Em todo o caso, o sujeito observador tem consciência dessa observação o que pode condicionar o seu comportamento. Numa tentativa de eliminar esse condicionamento o observador recorre a meios técnicos )espelhos de uma via, câmaras de video) para poder observar sem ser notado.
A vantagem deste tipo de observação é o seu rigor pois permite a presença de observadores independentes que anotam todo o tipo de comportamento de uma forma descritiva para posterior análise.
A desvatagem é que ao ser produzida em condições experimentais fica limitada.
A Observação Naturalista (ou ecológica) é defendida pelo método clínico, fundamentando-se na necessidade de observar as condições reais de uma situação. Ao observador eram colocadas duas alternativas:
- Dissimulado, de modo a não ser notada a sua presença, permanecia exterior à situação. Para tal era necessária a colocação de meios técnicos no local da observação, facto que não sendo de realização imediata poderia igualmente alterar a situação.
- Paticipava na situação sem o estatuto de observador, sendo este o único modo em que não necessitamos de controlar as condições da experiência. É a estratégia utilizada por Piaget no estudo de crianças, mas em que a observação por estar ligada à interpretação.
Esta técnica de observação tem um grau de objectividade menor, especialmente a última estratégia, permite pelo contrário o estudo nas condições reais de uma situação sendo assim extremamente prática.