Piaget-Construtivismo

Ocupa-se com as estruturas da inteligência humana.

O trabalho de Piaget (1896-1980) centrou-se no desenvolvimento da inteligência infantil, procurando perceber o modo de construção do conhecimento humano dando origem à Epistemologia genética um dos ramos da psicologia atual.

Piaget analisou os erros cometidos pelos alunos do ensino primário na realização de testes verificou que estes eram semelhantes, obrigando-o a explicar o pensamento das crianças com qualidades diferentes do pensamento do adulto.

A sua questão: Como é que o conhecimento humano é ampliado?

A sua resposta: O conhecimento é uma construção progressiva de estruturas lógicas que vão sendo suplantadas por outras estruturas lógicas mais complexas e mais poderosas até à idade adulta.
Assim a lógica infantil e os seus modos de pensar são inteiramente diferentes dos adultos.

Identifica quatro estádios de desenvolvimento intelectual com características qualitativas diferentes:

  • Sensório-motor
  • Pré-operatório
  • Operações Concretas
  • Operações Formais

O ser humano deixa de ser considerado como um ser passivo passando a moldar o mundo em que vive. O conhecimento não é inato mas resulta da interação com o meio.

 O Método utilizado foi o Clínico pois através deste tinha a oportunidade de observar, especialmente, as crianças e adolescentes.