Psicologia do Senso Comum vs Científica
Senso Comum
O ser humano é um ser dotado de capacidade para organizar e interpretar os estímulos que recebe do mundo exterior. Estes estímulos são organizados internamente num contínuo a que chamamos experiências de vida. No entanto, para que algo se constitua verdadeiramente como uma experiência é necessário que aquilo que vivemos (ou experimentamos) se torne algo significativo, isto é, seja destacado do fluxo dos acontecimentos quotidianos e possa mais tarde ser recordado e referido como tal, permitindo-nos também relacionar esta experiência com outras.
Para que haja uma efectiva experiência é pois necessário que esta seja objecto de uma reflexão, dando assim origem a saberes baseados em experiências significativas. Este é o nível mais básico do conhecimento constituído a partir da apreensão espontânea e imediata da realidade.
Características básicas:
- Saber Imediato
- Saber Subjectivo
- Saber heterogéneo
- É formulado na linguagem vulgar frequentemente ambígua.
- Saber Não Crítico
Conhecimento pouco generalizador,
Conhecimento Científico
O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo" (Trujillo, 1974:14).
Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Filosófico. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exacto: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.
Características básicas:
- Objectividade
- Intersubjectividade
- Positividade
- Operatividade
- Racionalidade
- Revisibilidade
- Autonomia